VOLTAR

QUAL É A RESPONSABILIDADE DAS AGÊNCIAS AO CRIAR UMA MARCA? - Artigos recentes

14/06/2019

Qual é a responsabilidade das agências ao criar uma marca?

A agência, ao criar uma marca, precisa realizar pesquisas sobre nomes e símbolos semelhantes, considerar a fonética das palavras, classes de registro, tipos de serviços, definir o posicionamento, produzir materiais de divulgação e muito mais! Como já mencionamos por aqui em outro post. Porém, hoje vamos falar sobre: qual é a responsabilidade das agências ao criar uma marca? Separamos algumas dicas. Confira!

Tenha certeza de que sua marca é única no segmento

Antes de escolher os nomes, certifique-se que eles estão disponíveis! É importante que a agência faça uma pesquisa básica e antes de apresentar a marca ao cliente, realize uma pesquisa avançada.
Ao desenvolver uma marca para um cliente, a agência é responsável por apresentar uma marca que além de representar a empresa esteja de acordo com as normas do INPI.

Reputação e credibilidade

Caso não seja garantido que a marca está disponível, corre-se o risco de sofrer algum tipo de processo sobre a marca criada pela agência, a empresa que possuí o registro dessa marca pode vir a cobrar pelo uso indevido da marca, além de acabar prejudicando a imagem da agência no mercado.
Algumas agências optam por não se envolver com o registro de marcas e patentes e deixam essa responsabilidade nas mãos do cliente. Quando a agência assume a responsabilidade e participa desse processo de registro de marcas, ela consegue ter mais informações e segurança na hora de criar, passando mais credibilidade ao cliente, além de evitar muitas dores de cabeça.

Caso a marca não seja original ou tenha que alterá-la, a agência pode ser corresponsável por arcar com os custos de todo o material desenvolvido como por exemplo: cartão de visita, fachada, papelaria, entre outros. Além disso, o valor investido em marketing também pode ser cobrado pela empresa.

Nem sempre o nome que você pensou para a sua empresa são a melhor solução para o seu negócio. Nesta etapa, validar o nome com uma pesquisa pode direciona-lo a criar e desenvolver uma nova marca. É muito bom ter a certeza, ao criar uma marca de estar tudo tranquilo. Além disso, saber que o seu trabalho intelectual estará protegido.

Por todos esses motivos, contar com uma empresa especializada é a melhor solução!
Conte com a garra marcas e patentes.