VOLTAR

POR QUE REGISTRAR A SUA MARCA? - Artigos recentes

23/05/2019

Por que registrar a sua marca?

Para muitos, falar em registro de marcas é algo que beira o impossível de ser compreendido e que se trata de um processo extremamente desconhecido. Hoje falaremos um pouco mais sobre do que se trata esse processo e como ele protege o seu negócio. Acompanhe.


Afinal, o que é registro de marca?

Registro de marca nada mais é que uma concessão do direito de uso exclusivo da uma marca em território nacional, dada pelo governo federal. Com esse direito, a marca registrada ganha maior reconhecimento e valor no mercado, além de garantir exclusividade de uso ao proprietário.
É importante entender, antes de tudo, que ao solicitar o registro de marcas é preciso ter a certeza de que ela está disponível para ser utilizada. Pois, de nada adianta investir em algo que já é propriedade de outra empresa.


Quais são exatamente os benefícios que o registro de marcas oferece?

O primeiro deles é a exclusividade de uso em todo o território nacional, isso significa que conforme a legislação brasileira, a marca de uma empresa só pode ser utilizada por quem obteve o registro da mesma perante o INPI. Caso contrário, está sujeita a responder legalmente processo judiciário por uso indevido dessa marca, tendo de indenizar a empresa que obtém os direitos da marca. Nesse caso, ao registrar a marca, é possível acionar a justiça ao identificar outra empresa que ofereça o mesmo produto ou serviço que a sua, utilizando o mesmo nome, dessa forma, ela terá de reformular a própria marca.
Outro benefício que o registro oferece, é a possibilidade de realizar transações comerciais, como licenciamentos e franquias, possibilitando aumentar seu faturamento empresarial, caso a marca não seja registrada, nenhum desses modelos pode ser aplicado futuramente. E você ainda corre o risco de perde-la para outra pessoa que realize o registro.
Viu só como registrar a sua marca é importante? Se você ainda não deu a devida importância para esse processo, é melhor se preocupar, pois nesse momento pode ser que outra empresa esteja registrando sua marca. Quer registrar a sua marca? Solicite sua busca!